Buscar
  • Vinho Santo

Vinhos Orgânicos, Biodinâmicos e Veganos

Atualizado: 15 de Set de 2020

Preocupar-se com a saúde é um assunto que sempre foi atual, assim como as práticas sustentáveis na agricultura e no estilo de vida do ser humano vem ganhando força no Mundo.

Não apenas com alimentação, mas sim alinhando bem estar e cuidado com o meio ambiente são assuntos discutidos por uma geração de consumidores conscientes.

No mundo da vitivinicultura não seria diferente.


Mas como assim: vinho Orgânico, Biodinâmico e Vegano?

Que vinho nada mais é que uma reação química onde introduzido leveduras ao suco de uva, essa por sua vez reage e converte os açucares em álcool, dando origem aos mais diversos tipos de vinhos todos nós já sabemos. Mas então, qual a diferença?

Orgânicos: são os vinhedos que não utilizam produtos industriais como: agrotóxicos, fertilizantes e conservantes. Tanto no controle do vinhedo como a produção do vinho. Usando apenas adubo natural. A agricultura orgânica é um método que envolve trabalho no campo e na adega.


Dentre os rótulos comercializados pela Vinho santo temos o Vinho Espanhol 99 rosas Rosé Orgânico elaborado 100% com a uva Garnacha. Um rosé com aromas elegantes que traz um frutado e em boca seco e refrescante.


O fato de não utilizar substâncias químicas é parte da filosofia agrícola que aponta para o futuro. Na Dominio de Punctum não são utilizados pesticidas, herbicidas, fertilizantes sintéticos no solo ou produtos químicos na adega.


Biodinâmicos: Método mais rigoroso em relação aos vinhos Orgânicos. Além de utilizar todas as práticas da agricultura orgânica, acrescenta também a influência do cosmos através da Astrologia. O conceito por trás dessa forma de agricultura baseia-se nas relações harmoniosas entre todos os elementos que compõem o vinhedo, ou seja, o equilíbrio entre o solo, as plantas, os animais, o ser humano e os cosmos (representados pela luz e calor e pelas as estações do ano, aspectos que atuam diretamente no ciclo de vida do terroir).


O Objetivo todo é assegurar saúde aos vinhedos e ao ser humano através de um solo saudável, fertilizado naturalmente pelos seus próprios ciclos.

Um exemplo de Vinhedo Biodinâmico sãos os da Filipa Pato em Portugal, onde os animais são convidados a passear entre as vinhas fertilizando o solo e podando naturalmente.


Dentre os rótulos comercializados pela Vinha Santo temos o Vinho Português Biodinâmico FP Bical e Arinto.  Vinho branco com aromas de abacaxi e maçãs, apresenta notas de iodo e sal, devido à influência atlântica, assim como notas defumadas. Filpa Pato elabora vinhos que demonstram a forte identidade com o local onde são produzidas as uvas, com um refinamento que conquistou o consumidor internacional. A família Pato há cinco gerações se dedica à criação de vinhos na Bairrada. A filosofia comum a todas as gerações sempre incidiu na inovação da viticultura e enologia em cada colheita, numa busca incessante pelo aperfeiçoamento dos vinhos baseados nas uvas locais.


Vegano: Nem todo o vinho é considerado vegano, pois podem utilizar na clarificação, componentes de origem animal.


Clarificação: A clarificação é um processo de purificação do vinho, no qual um agente filtrante é adicionado ao tanque ou barril. Consiste, basicamente, em acrescentar ao vinho uma proteína, que atrai e precipita as matérias sólidas. Essas matérias não são prejudiciais, mas, se não as retirarmos, o vinho ficaria turvo, e não translúcido e brilhante.

Na clarificação podem ser usados agentes minerais e ou animais como: proteína do leite, gelatina (proteína animal) e Albumina (clara do ovo).


Essas substancias não permanecem no vinho apenas funcionam como ima para as matérias solidas que serão retiradas. Porém o seu uso já elimina a bebida da lista de consumo vegano.


Para os produtores que clarificam com agentes minerais os vinhos podem ser considerados 100% vegano.


Não existe ainda legislação que regule a rotulagem nos vinhos veganos mas é um assunto cada vez mais falado e procurado no meio.


Dentre os rótulos comercializados pela Vinho Santo temos o Espumante Cava Don Román produzido pela Marques de Tomares e elaborado pelo método tradicional. Apresenta cor palha com perlage (bolhas) persistente. Possui aromas florais e de mel. Em boca é seco, redondo, fresco e equilibrado, com boa persistência e acidez agradável.


Agora que já sabemos as diferenças, que tal provar um vinho destes cheio de personalidade?

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo