Buscar
  • Vinho Santo

Réveillon, saiba qual vinho harmonizar


Réveillon, uma palavra Francesa que designa a virada de uma noite longa - reanimar, despertar.

Na passagem de 31 de dezembro para 01 de janeiro, faz-se uma ceia na véspera para aguardar o novo ano que chegará. Seja em casa, em uma festa, praia ou no campo, o réveillon é uma ótima oportunidade para alinhar a gastronomia típica dessa data com um bom vinho ou um espumante.

Época de reunir a família, renovar as energias, planejar o novo ano. Portanto, capriche nas escolhas pois este é o dia ideal para provarmos as garrafas que estão em nossas adegas a muito tempo. Brindar as conquistas do ano que está se acabando e ao novo ciclo que está se iniciando.

Pensando na virada de ano, separei umas dicas de harmonização para sua Ceia de Réveillon.

Vinho Vinecol Torrontés Orgânico

Leve, refrescante e com boa acidez.

Ideal para harmonizar com Cuscuz Marroquino - Prato típico na mesa dos Brasileiros.

É feito com sêmola de trigo, de origem Africana e começou a ficar popular no país durante a colonização. Para o prato ficar mais saboroso acrescente ingredientes de sua preferência, como: amêndoas, damasco, frutas secas, legumes...

Se ele dá sorte eu não posso garantir, mas posso garantir o melhor rótulo para brindar esse ciclo.

Espumante Cava Don Roman Rosé

Frutada, ótima perlage e com boa persistência.

Ideal para harmonizar Arroz com amêndoas - O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que esse é um alimento que traz muita sorte. O Líbano tem ainda uma outra curiosidade, é costume desse povo comer apenas alimentos brancos na noite da passagem do ano.

Como de tradição, espumante para brindar, celebrar e atrair felicidade sem deixar de tomar os 3 goles e para cada um fazer um pedido para entrar com o pé direito.

Vinho Italiano Caldora Trebbiano D’abruzzo

Vinho seco corpo médio, acidez bem integrada e final refrescante.

Ideal para harmonizar com Lentilha – trazida à mesa pois é sinal de boa sorte. Superstição Italiana, trazida para o Brasil através dos imigrantes. “Dizem que uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura”. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas são como moedas e atraem boa sorte no âmbito financeiro.

Vinho Emilia Nieto Senetiner Cabernet Sauvignon

Aromas de frutas vermelhas maduras com notas de pimenta, seco e com bom equilíbrio entre taninos e acidez.

Ideal para harmonizar com Pernil Assado – pois conta com uma carne delicada e com texturas que pendem um vinho tinto mais frutado e taninos equilibrados.

Vinho do Porto Messias Ruby

Vinho fortificado, doce, com notas de frutas vermelhas e envelhecido em carvalho.

Ideal para harmonizar com a Torta de Romã – “A romã é símbolo de fartura e fertilidade, é uma planta mágica cultuada em antigas tradições do oriente por ter poderes de atrair riquezas para quem a cultiva. Ela é uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância. No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte”.

As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco. Se você tem um quintal ou um espaço disponível plante uma romanzeira, cuide dela e ela trará fortuna para sua casa.

Dicas:

Uva: A uva é a fruta mais conhecida por trazer boa sorte no Ano Novo. Para isso, você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pedido para cada uma que comer.

Vinho: O vinho é feito de uvas, que por si só já carregam uma significação positiva e otimista.

Portanto brinde com as pessoas que você mais ama, faça pedidos e beba seu melhor vinho.

Tenha o Mundo em sua Adega.

São os votos de um Feliz Ano Novo da equipe Vinho Santo.

Curtiu a dica?

Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de tudo!!

@vinhosanto.oficial

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo